quinta-feira, 26 de novembro de 2015

União deixa de lado os hospitais federais no Rio


O governo federal não anda lá muito preocupado com a saúde no Rio de Janeiro.
Nos últimos cinco anos, o número de atendimentos de emergência nos hospitais federais na cidade despencou 88%.
De 2010 até setembro deste ano, a rede sob responsabilidade da União — que é a maior do país em número de unidades — deixou de fazer mais de 736 mil consultas e 41 mil internações.
A situação é mais grave no Cardoso Fontes, o antigo Hospital Geral de Jacarepaguá. Em 2010, a unidade cuidou de 60.189 pacientes.

Já nos primeiros nove meses deste ano, só conseguiu atender a 4.416 pessoas.

Ajuda da Justiça
O levantamento foi feito a pedido do deputado Milton Rangel (PSD), que vai enviar um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo a apuração dos recursos investidos no Rio pelo Ministério da Saúde, ano a ano, desde 2010.

Rangel também pediu aos colegas da Câmara dos Deputados para fazerem barulho em Brasília — e ajudarem a cobrar providências da União.

Dados incompletos
Segundo o deputado Milton Rangel (PSD), o Ministério da Saúde demorou três meses para enviar os dados que ele solicitou com base na Lei de Acesso à Informação.

E as respostas ainda vieram incompletas. Não foram informados os números de atendimento do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Instituto Nacional do Coração (INC).

Sites congelados
O parlamentar também ficou sem saber quais valores foram destinados a cada unidade, já que os sites apontados no ofício de resposta não funcionam corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário