sábado, 17 de agosto de 2013

Assembleia aprova equiparação da carga horária de servidores da Saúde

Os deputados estaduais aprovaram o projeto do Executivo que iguala em 24 horas semanais a carga horária dos servidores estatutários da Secretaria estadual de Saúde e do Insituto de Assistência do Servidor do Rio de Janeiro (Iaserj). Dezoito catgorias foram beneficiadas.
A lista incluiu os cargos de biólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, químico, terapeuta ocupacional, massagista, oficial de farmácia, técnico de enfermagem, técnico de equipamentos médicos e odontológicos, técnico de higiene dental, técnico de laboratório, técnico de prótese dentária, técnico em saúde pública, agente de saúde pública, auxiliar de enfermagem, médico veterinário, biomédico.

Defensoria Pública da União vai pedir prisão dos secretários municipal e estadual de Saúde do Rio

O defensor público da União, Daniel Macedo, disse nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Globo, que vai pedir a prisão do secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, do secretário estadual Sérgio Côrtes, e do diretor do Hospital Federal de Bonsucesso, Flávio Adolpho Silveira, por descuprimento de uma ordem judicial, que determinou a remoção dos pacientes da emergência para outras unidades no ano passado. Documentos do Ministério da Saúde mostram que, no primeiro semestre deste ano, o hospital pediu a transferência de 2011 pacientes. Mas só 182 foram de fato levados para outras unidades, o que representa 9% do total. Para o defensor, houve uma violação dos direitos humanos. 
— Para além da análise do pedido de prisão por descumprimento da ordem judicial dos secretários municipal e estadual, eu também vou solicitar a do gestor do hospital, que está vinculado ao Ministro da Saúde. O Ministro da Saúde tem ciência deste descaso. Esta é só a ponta do iceberg. Existe um desabastecimento de insumos e medicamentos generalizado nas seis unidades federais [do Estado do Rio]. Para você ter uma ideia, eu fiz uma vistoria no Hospital do Andaraí há duas semanas e pude verificar que o esgoto do vaso de cima [do andar de cima] cai ao lado do paciente da enfermaria. A população fluminense está agonizando. Se ninguém fizer nada, as pessoas vão morrer e vão a óbito de uma hora para outra. 
Durante vistoria realizada pela Defensoria nesta quinta-feira no Hospital Federal de Bonsucesso, foram encontrados pacientes amontoados em um contêiner que era para funcionar provisoriamente e já atende a populalção há dois anos. As obras, que eram para começar em fevereiro deste ano, estão paradas e, segundo o Ministério da Saúde, só serão retomadas no primeiro semestre do ano que vem. A Defensoria Pública vai pedir também a imposição de uma multa diária no valor de R$ 100 mil para União, estado e município.